sábado, 25 de fevereiro de 2012

É possível entender o sofrimento? (artigo)



É possível entender o sofrimento?

A realidade é que nos bancos de nossas igrejas, as pessoas estão mergulhadas numa piscina das suas próprias lágrimas e a palavra de Deus faz essa afirmação “(Romanos 8:22) - Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” . Pois há muitos relacionamentos quebrados, doenças terminais, perspectivas da própria morte, depressão, ansiedade e etc. Esse sofrimento alcança tanto o mundo, quanto à igreja, pois os filhos de Deus não estão imunes as angustias da vida.

Diante do sofrimento do ser humano, ele tem duas vias diante si: via de exaltação e dor e a via de negação da dor, mas nesse texto, nesse texto descobriremos uma terceira via. Nesses contextos vão surgir vários tipos de conselheiros: existe o conselheiro da dor, aquele perito em fazer a pessoa se sentir compreendida. Aparece o conselheiro do pecado, são aqueles que vêem a dor como resultado de algum pecado cometido. Dois tipos de conselheiros que falham no comprimento da sua missão. Exaltação da dor: são aqueles que escondem atrás da dor e que nem a bíblia, nem a pregação, nem o ensino, sejam capaz de lhe dar algum tipo de alívio e fé diante do sofrimento. Mas, existem aqueles que querem ignorar a dor: risco de não deixar as pessoas expor o seu sofrimento (principalmente homens, pois eles tendem a seguir essa linha de ignorar a dor) e ao mesmo tempo respeitar a dor do aconselhado com muita compreensão e compaixão, pois qualquer dos dois extremos está errado.   
 
É de suma importância entender as fontes do sofrimento. De onde vem o sofrimento? Quando o sofrimento me atinge, de qual direção ele vem? É minha culpa? É iniciativa de Satanás? Ou é Deus o autor da dor? Estas são as perguntas que costumamos a fazer diante dela. Temos várias fontes para a dor na vida humana. Outro: no sofrimento podem ter origem nas decisões, atos, escolhas de outra pessoa, por exemplo, tem decisões que um pai toma que toda a família sofre, mesmo sem ter participado da decisão. Ou seja, os filhos estão sofrendo por causa de uma decisão do papai. Eu: existe um sofrimento que é resultado da nossa desobediência a Deus, estou sofrendo por causa do meu pecado. Mas mesmo assim existe esperança para o sofredor, pois Deus oferece perdão e há esperança de mudança. Adão: Adão e a queda do homem, através de Adão o pecado entrou no mundo e junto com o pecado a dor, a maldição e a morte. O efeito do pecado de Adão atingiu toda a humanidade, essa é uma das razões do sofrimento no mundo, por isso a bíblia nos adverte a não amar o mundo. Mas existe um encorajamento para nós que é a volta do Senhor Jesus. Satanás: o sofrimento também vem de satanás, (I Pedro 5:8) Anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Pois o seu maior prazer é enviar sofrimento ao povo de Deus. No livro de Jó encontramos umas das maneiras que satanás usa para impor o sofrimento físico no seu povo. Sofrimento do apóstolo Paulo, ele atribui a um “mensageiro de Satanás” II Cor 12:7. Satanás não foi além do sofrimento físico, pois nos impõe sofrimento como acusações e mentiras. Mas todo o trabalho de Satanás se resume nessa frase: em levar-nos ao desânimo e a questionar a bondade de Deus. Mas ele não é única causa do sofrimento. Deus: Curiosamente, não revoltamos contra satanás por causa do nosso sofrimento, mas nos revoltamos contra Deus. Deus usa do sofrimento para disciplinar e corrigir o seu povo. “(Hebreus 12:6) - Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.” 

Como ajudar os sofredores? 

 1. Deus diz “expresse seu sofrimento em palavras”
 2. Em caso de vitima evidente, Deus diz “pecaram contra você”.
3. Deus diz: “Estou ao seu lado e amo você”.
4. Deus disse: “Saiba que eu sou Deus”.
5. Deus diz: “Há um propósito no sofrimento.”

Sofrimento revela o coração: o sofrimento faz um raio-X do nosso coração, na provação revela que tipo de coração nós temos. Mas essa revelação não é para Deus, pois Deus já conhece o nosso coração, mas é para nós mesmos. Têm-se um coração grato ou ingrato, se temos um coração submisso ou rebelde. Diante do sofrimento se revela a natureza do nosso coração e qual é a motivação do nosso serviço a Deus.

Sofrimento revela a eternidade: o sofrimento tira os nossos olhos dessa vida e os coloca na esperança da eternidade. Quando estudamos a palavra de Deus, (I Pedro 4:12,13) - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;  Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Percebemos claramente que a esperança e o sofrimento andam de mãos dadas.

Nilvo.

2 comentários:

ANINHA disse...

Pastor tenho lido seus posts e sido muito edificada com eles.Que Deus continue derramando sobre o povo através de sua vida!!Seja fortalecido e abençoado todos os dias!Abçs....

DIA A DIA COM O EVANGELHO disse...

Obrigado, Idelma pela força!!!!!!!