quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um caminho dentro do caminho (artigo)

Um caminho dentro do caminho

Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? (João 21:21) –

Jesus tinha revelado a Pedro com qual tipo de morte, ele haveria de glorificar a Deus, haveria de morrer como mártir, a tradição diz: ele foi crucificado, mas que na hora da sua crucificação, ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo porque não era digno de ser crucificado em pé como o seu Senhor. Mas diante da revelação da sua morte ele olha para o lado e vê o discípulo amado e pergunta para o Senhor “deste o que será?” Jesus responde: segue-me tu.
Ou seja, o que Jesus está nos ensinando com essa história ou nesses versículos, é que cada um de nós tem um caminho dentro do caminho que é Jesus. O Senhor está proibindo qualquer tipo de comparação de caminho, nada causa tanta dor no coração do ser humano do que a comparação. A princípio, a declaração de Pedro não faz muito sentindo, mas no fundo ele está comparando seu caminho com o de João. Esse é grande vício da sociedade pós-moderna de viver se comparando com os outros. Comparamo-nos filhos, mulheres comparam maridos, homens comparam as mulheres, casas, emprego, profissão, salário, nós pastores não temos dinheiro ficamos comparando ministérios, tem mais membros, quem prega melhor.
Precisamos entender que cada um de nós tem um caminho nessa caminhada que chamamos de vida. Por exemplo, dois irmãos nascem da mesma semente, mesmo ventre, mas cada um tem seu caminho e terão os seus obstáculos, as suas vitórias e suas derrotas e a comparação não muda o caminho de ninguém, muito pelo contrário só aumenta a sua angústia, amargura e dor do coração. A única maneira de aliviar as amarguras, as dores e as lutas do caminho, é você reconhecer e entender que esse caminho é seu, e ninguém no mundo vai trilhar por você.    
Mas para cada caminho Deus proveu graça para você caminhar nele, o próprio Pedro escreveu para suas ovelhas no capítulo um, verso seis, a palavra grega “poikilois”, tradução e etimologia da palavra: várias cores. A graça de Deus também tem várias cores, a graça vai se manifestando de acordo com o caminho e com os momentos que você está vivendo, se é momento de dor a graça para superar a dor, se é desemprego a graça suprirá as suas necessidades, crise no casamento a graça manifestará a restauração do casamento. Se você está vivendo um momento de paz e vitória a graça também se manifestará para você não explodir de orgulho. Mas em cada momento, que você estiver vivendo dentro do seu caminho, a graça vai se manifestar de acordo. Então nada de choro nada de murmuração, nada de comparação, seguir o seu caminho dentro do caminho maior que é Jesus.

Nilvo  

Nenhum comentário: