terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Jesus é soberano sobre as tempestades da vida


Jesus é soberano sobre as tempestades da vida (sermão)

Marcos 4:35-41

I Lição: a obediência não é imunidade contra a tempestade V 35-37.
Jesus dá uma ordem aos discípulos (passemos para o outro lado) obedecem à ordem de Jesus.
Mas mesmo o discípulo obedecendo à ordem de Jesus a tempestade se levanta.
Eles estavam no centro da vontade de Jesus, eles estavam no local que Jesus mandou estar, indo para onde Jesus mandou ir e mesmo assim a tempestade se levanta.
Esse é o drama de muitos Cristãos espalhados pela terra, isso gera um conflito no nosso coração.
Temos dois servos de Deus que enfrentaram as tempestades na sua caminhada.
Primeiro Jonas: (livro de Jonas, capítulo 01) Deus deu uma ordem para ele ir para a esquerda, Jonas vai para a direita e no caminho enfrenta uma tempestade. Entendemos a tempestade como uma conseqüência da sua desobediência a Deus.
Segundo Paulo: (Atos capítulo 27)  A tempestade surge no caminho dele, pois ele tem um plano de ir até Roma e dar o testemunho do evangelho da graça. E o apóstolo obedece a orientação do Espírito Santo, mas mesmo  obedecendo, enfrenta uma tempestade terrível.
Essa é a crise do nosso coração, pois estamos fazendo a vontade de Deus, estamos obedecendo à palavra, mas as coisas não andam bem.
Essa foi à crise de um pastor que me procurou, pois estava passando por um tempo muito difícil no seu ministério, ele disse: Nilvo, esta na hora de deixar esse ministério, ele me perguntou? Respondi: não sei. Porque nem quando tudo vai mal é a hora de sair e nem quando tudo vai bem é a hora de ficar.
Porque o servo de Deus, não é dirigido pela circunstância, mas pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
 Obedecemos a Jesus e como resultado, somos perseguidos e perdemos as oportunidades.
Você tem sido considerado um estorvo no seu trabalho, porque você tem sido fiel a Jesus.
Quando você começa obedecer a Jesus, certamente você será perseguido.
Eu me lembro de uma moça que ouviu o testemunho de um pastor, e se converteu ao Senhor.
Chegou ao seu trabalho na segunda feira, na empresa havia um esquema para sonegar imposto, ela disse: não participo mais disso, seu chefe perguntou por quê? Ele respondeu conheci a Jesus e serei fiel a Ele. Então seu chefe a demitiu e disse: quero ver se esse Jesus vai colocar comida na sua mesa.
A obediência levou aquela moça ao desemprego.
Jesus é o maior exemplo Ele obedeceu ao seu Pai em tudo, o qual o resultado da sua obediência, era a cruz do calvário.
Você vira para mim e diz: pastor então não vale a pena ser obediente?
Essa foi crise de Asafe:
Salmos 73: (verso 3) “Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. (verso 4) Eles não têm problemas, o corpo deles é forte e sadio. (verso 5) Não passam pelas tribulações dos mortais, nem são afligidos como os demais. (verso 12) Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. (verso 2) - Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.”
Pois a crise de Asáfe era que as pessoas que não obedeciam a Deus estavam prosperando, tinha saúde.
Enquanto isso eu sirvo a Deus, obedeço a seus mandamentos, mas como resultado enfrento luta o tempo todo.
Mas ele vai ao templo e tem um encontro com o Senhor:
(Salmos 73:17) – “Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.”
Meu irmão não observe apenas o início, não observe apenas o meio, mas o fim deles.
II Lição: Jesus está no barco, mas não impede a chegada da tempestade V 37-38.
Jesus está dentro do barco isso não impede a tempestade de chegar até eles.
Não é fácil conciliar Jesus em nossa vida e ao mesmo tempo a tempestade.
Quero contar para vocês duas histórias que ajuda a entender como a tempestade chega à vida de um cristão.
Primeiro de um Pastor, muito conhecido no Brasil, um homem que reflete a glória de Jesus no seu rosto.
Em uma das minhas aulas de pós-graduação, ele disse: hoje, faz trinte e três anos, que meu filho morreu e começou a contar a história:
Depois de alguns dias de nascido, o garoto começou a ter problemas de saúde e ele levou o garoto ao hospital e chegando lá teve uma parada respiratória e na terceira tentativa, ele disse ao médico, para tudo, e vamos orar e quando, ele terminou a oração, o garoto estava morto.
Por ele ter Jesus em seu coração, por ele ser servo de Deus, não o impediu de seu filho morrer nos primeiros dias de vida.
Permita-me contar mais uma história, alguns dias atrás uma senhora, ela freqüenta o multi-ministério da nossa igreja.
Ela ligou para mim e disse: pastor posso ir hoje conversar com o senhor, eu disse: sim, pode vir. Ela contou a sua história: Pastor, hoje faz cinco anos que meu filho morreu, pois ele tocava na igreja, mas um dia, ele tinha acabado de sair do culto e um ladrão anunciou o assalto, ele  tentou fugir e com um tiro ele foi morto.
Sabe por que eu contei essa história, porque essas coisas podem acontecer na minha e na sua casa.
(Mateus 7:25-27) – “E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.- E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
Interessante, que essa parábola nos ensina que o vento que bate na porta da casa do descrente, também bate porta da casa do crente.
Como o descrente, fica desempregado, o crente também fica.
Como o descrente, fica doente, o crente também fica.
Como o descrente, tem problema no casamento, o crente também tem.
Você vira para mim e diz: pastor então qual a vantagem?
A primeira vantagem é ter Jesus no barco:
(Salmos 23:1e 4) – “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. (4) - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Pois o Senhor às vezes não impede a gente de entrar na tempestade, mas vai junto conosco. (ainda que pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo) 
A segunda vantagem:
 Algum tempo atrás, eu assisti uma entrevista do cantor Nando Reis, pois ele se declara ateu. Mas um dos seus filhos enfrentou uma doença grave e ele disse: como é difícil ser ateu, pois não tenho para quem clamar nas horas difíceis da vida.
Eu tenho um Senhor no céu, que ouve as minhas orações e o meu clamor, pois os discípulos vão até Jesus.
III Lição: quando clamamos a Jesus, clamamos ao soberano Senhor do universo V 39-40.
Os discípulos chamaram dizendo: mestre o que ti importa que sofremos, perecemos, ou morremos?
Jesus levanta como soberano, não somente sobre os homens, não somente sobre os demônios, não somente sobre as enfermidades, mas sobre o universo.
Jesus repreende o vento, porque foi Ele que criou o vento, Jesus repreende o mar porque foi ele o criador dos mares, por isso eles o obedecem.
Jesus é maior do que qualquer problema que você possa estar enfrentando, pois Ele é soberano Senhor.
A tempestade e a tribulação são transformadas em paz e tranqüilidade, pois eles estavam diante do Senhor do céu e da terra.
Jesus vira para os discípulos e faz duas perguntas:
Porque vocês estão com medo?
Sabe por que gente sente medo diante das tempestades da vida, porque nos esquecemos de que Jesus está conosco.
Pois essa foi a última promessa que Jesus fez no evangelho de Mateus:
(Mateus 28:20) – “... eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Todos os dias, Jesus estará com você e comigo, e a única certeza que tenho é que amanhã de manhã, Jesus estará comigo, por isso não preciso temer o amanhã.
Porque ainda não tendes fé?
Porque ainda não reconhecia, Jesus como soberano Senhor, sobre as suas vidas.
Quando reconheço a soberania de Jesus, reconheço que nada na minha vida acontece sem a permissão de Jesus, nada acontece sobre a minha casa, sobre a minha família e sobre o meu futuro.
(Mateus 10:29-30) – “Não se vendem dois passarinhos por uma pequena moeda? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.”
Deus tem cuidado dos seus filhos e nada, acontece sem a permissão de Deus, e nada pega Deus de surpresa, pois a surpresa é para mim e você.
 Conclusão: Essa história nos ensina e nos ajuda a entender a soberania de Jesus.
O barco que estava enfrentando uma tempestade terrível em alto mar, onde todos estavam profundamente desesperados, mas enquanto isso tinha um garotinho que estava dormindo no barco. Quando passou a tempestade o garotinho acordou e um dos passageiros, disse: para o garotinho, você não ficou com medo da tempestade? O garotinho respondeu: não. O passageiro perguntou por quê? Porque meu pai estava pilotando o barco.
Seu Pai celeste está no piloto do barco, pode descansar e dormir, pois você chegará ao destino final, que é a casa do nosso Pai celeste.

Nilvo

Esse sermão foi pregado na Igreja Batista em Vila União




3 comentários:

mesa posta disse...

Boas mensagens. Que Deus continue abençoando sua vida. Senti falta do quadro de seguidores, pois assim levaria o link para os meus blogs e mais pessoas acessariam. Abraços.

DIA A DIA COM O EVANGELHO disse...

Valeu Dirce, obrigado pela força...

ANINHA disse...

Olha cada dia mais me vejo sendo abençoada por seus sermões!!Glória a Deus por sua vida e seu ministério!
E durante minha caminhada com Deus aprendi que não importa por quais circunstâncias eu passe o q importa mesmo é como eu passo!
Quando perdi minha mãe (sem duvida a pior dor de minha vida)pude constatar nessa tempestade terrivel como é viver essa dor (tempestade)com Deus,sem ELE te assegura de q eu não suportaria!
Amo nosso Deus e quando ELE não estiver aqui comigo é porque eu estarei com ELE!!!Aleluia!!