quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

“Jesus ressuscitado vai à busca do discípulo quebrado” (artigo)


“Jesus ressuscitado vai à busca do discípulo quebrado”

(Marcos 16:7) – “Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis como ele vos disse.”
Três mulheres, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé, vão visitar o túmulo de Jesus e ungir o seu corpo. Mas encontra o túmulo vazio e encontra um jovem assentado com veste branca (um anjo), que manda um recado para os discípulos e especialmente a Pedro “Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele (Jesus) vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis”. Pois Pedro estava quebrado, envergonhado, humilhado e a culpa corroendo dia a dia o seu coração como câncer, pois havia fracassado na hora “H”, tinha negado e praguejado o Senhor Jesus (Mateus 26:74) – “Então começou ele a praguejar e a jurar.” Agora através de um anjo, Jesus marcou um encontro com Pedro a beira do mar da Galiléia. William Bacley disse: Jesus estava ansioso para consolar o pecador arrependido do que castigar o pecado.
Jesus e Pedro se encontram a margem do mar da Galiléia, o apóstolo João narra esse encontro com essas palavras: (João 21:15) – “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.” Esse versículo se repete por três vezes. Interessante nesse diálogo de Jesus com Pedro, Senhor, pergunta três vezes a Pedro, você me ama? Pedro havia negado a Jesus três vezes também, ou seja, deu a oportunidade a Simão de confessar o seu amor por Jesus, três vezes também. O Senhor sempre dá uma nova oportunidade ao discípulo quebrado poder dizer: sim, mestre tu sabes que eu te amo. O que chama mais atenção nesse texto é o que Jesus não disse: Jesus não o acusou, não lançou no rosto de Pedro, nenhuma ameaça, mas simplesmente, quis a confissão do coração do discípulo quebrado: Simão, filho de Jonas, ama-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Talvez por isso Pedro, anos mais tarde pode dizer para as suas ovelhas (I Pedro 4:8) “...porque o amor cobrirá uma multidão de pecados.” O amor de Jesus cobriu seus pecados.
 Segundo o aspecto glorioso desse encontro, Jesus faz declaração de confiança em Pedro, jamais visto em toda a bíblia. (João 21:16) – “Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” Jesus estava entregando aos cuidados de Pedro o que existe de mais precioso no universo que são as suas ovelhas, que Jesus havia comprado com seu próprio sangue. O Senhor esta dizendo: Pedro nem você acredita mais em si mesmo, mas eu ainda acredito em você. Vai e apascenta as minhas ovelhas, diga a elas como eu tive misericórdia de você. Conte para elas como o Senhor o perdoou.
Ao fim desse encontro Jesus da uma ordem para Pedro “segue-me”, ou seja, Jesus disse para Pedro deixar de olhar para trás ou como o ditado popular diz; não adianta chorar pelo leite derramado. Olhe para o futuro, olhe para as minhas ovelhas, olhe para mim. Talvez você esteja vivendo um tempo difícil, talvez você esteja quebrado, nem sua família, nem seus amigos, nem sua esposa acredita mais em você, mas Jesus ainda acredita.
Faça como Pedro chore os seus pecados, mas não pare ai, se arrependa, mas não pare, vai ao encontro de Jesus como Pedro. Ele vai pegar cada caco da sua vida, Jesus não vai colar, ele vai fazer de novo, ou seja, uma nova vida. 
Alguém disse: não existe nada neste mundo que você faça para que Deus te ame mais e não existe nada neste mundo que você faça para Deus te amar menos “isso é graça.”

Nilvo

Nenhum comentário: