quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Não desperdice as suas angustias (artigo)


“Não desperdice as suas angustias”


(Lucas 22:44 ) – “E, posto em angustia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.”
Esse versículo foi escrito num contexto de oração, decisão, morte e não morte comum, mas morte de cruz. Mostra a angustia de Jesus diante da cruz, porém ele toma a decisão de cumprir o propósito soberano de Deus.
Todo ser humano, em algum momento já passou pelo vale da angustia e geralmente não o vemos com bons olhos, mas em meio as angustias podemos tomar algumas decisões abençoadoras. Penso que a primeira decisão a ser tomada é a desilusão com as pessoas, pois sempre imaginamos que as pessoas são boas, e que elas vão nos tratar bem, mas precisamo-nos lembrar que estamos num mundo caído, em meio às pessoas caídas, e a bíblia diz: que os homens são maus e perversos de coração, observa o raio-X que se faz do coração do homem: (Romanos 3:12-14) – “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura”. Isso não significa abandono da nossa missão de amar e de lutar por um mundo melhor, mas sempre devemos ter uma visão correta do mundo, ou seja, a visão correta, só é possível, quando colocamos as lentes bíblicas para interpretarmos o comportamento humano. 
Outra decisão a ser tomada em meio ao vale da angustia é a desilusão consigo mesmo, durante nossa vida alimentamos expectativas a nosso respeito que depois não conseguimos corresponder e ficamos angustiados. Mas precisa ter-se uma visão bíblica de si mesmo. Precisa-se olhar para dentro do seu próprio coração com o olhar da palavra de Deus. Veja o diagnostico que o profeta Isaías faz da sua própria vida: (Isaías 6:5) – “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”. Agora faça um diagnostico do seu do próprio coração e descobrirás que seu coração é inclinado para o mau e que o homem não peca para ser pecador, mas peca porque é pecador. Quando errar não entristeça mais do que a bíblia pede, querendo ou não o erro faz parte da vida humana. Por isso devemos ser pessoas passivas diante do mau? De maneira nenhuma, pois Deus em Cristo nos concedeu a graça para lutarmos diariamente contra o pecado que habita em nós. 
A angustia abre caminho para a desilusão e a desilusão abre caminho para a visão correta do mundo, das pessoas, e de si mesmo. Desenvolva durante a sua caminhada neste chão que chama terra, o olhar bíblico para a circunstância que o cerca.

Nilvo

Nenhum comentário: