sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Contraste: entre a justiça humana e a justiça divina(sermão)



O Contraste: entre a justiça humana e a justiça divina


Filipenses 3:1-9


I Loucura: confiar no esforço humano V 2-4. 

 A pregação estava fundamentada na salvação, somente pela fé, pois na cruz do calvário Jesus disse: “está consumado” e ao homem apenas crer no sacrifício de Jesus na cruz. 
Mas surgem os falsos mestres, por Paulo chamado de cães, no mundo oriental, os cães considerados animais impuros. Os judeus chamavam os gentios de cães, mas agora Paulo chama os falsos mestres-judeus de cães, daqueles vira latas.
Esses falsos mestres ensinavam que crer apenas em Jesus não era suficiente, pois precisavam se circuncidar. O que é circuncisão? É parecido como a cirurgia de fimose. A circuncisão foi algo estabelecido por Deus, pois simboliza a aliança de Deus com Abraão.
Diziam que para ser salvo precisavam da circuncisão e guardar a lei de Moisés para merecerem a salvação.      
Ao longo da história da humanidade, o homem sempre tentou buscar a Deus através dos seus próprios esforços.

Um exemplo de obras não salva, vem de Cornélio, olha no livro de Atos:
(Atos 10:2) – “Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.” 
(Atos 10:22) – “E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus...”

Vejo duas coisas em Cornélio que não salva o homem:

Boa reputação não salva o homem: (era um temente a Deus).

Eu tenho um amigo, que logo que eu me converti, fui pregar para ele, ele virou para mim e disse: olha Tuca (meu apelido familiar) sabe aquele traficante, vai pregar para ele, pois ele precisa do evangelho. Em outras palavras, ele estava dizendo: eu não preciso do evangelho.
Ele está confiando na boa reputação, pois nunca havia roubado, nunca havia adulterado, mas Adão também não matou e nem adulterou, porém deixou de ouvir a voz de Deus, isso o tornou pecador.

Algum tempo atrás, li a historia de um homem, casado com mais de trinta anos, alguém lhe perguntou, você já adulterou? O senhor, respondeu: fisicamente, nunca, mas no coração muitas vezes.

O homem vê a aparência, mas Deus vê o coração. Esse é o diagnóstico bíblico: 
  
(Romanos 3:23) – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

Boas obras não salva: (dava esmola)

Porque as boas obras, não pode ti salvar? Porque os nossos pecados sempre serão maiores do que as nossas obras.
Por melhor que seja a nossa intenção, elas já estão contaminadas pelo pecado. 
O profeta: 
(Isaías 64:6) – “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças (obras) como trapo da imundícia;...”
Porque somos pecadores e tudo o que fazemos está contaminado pelo nosso pecado.
Quando fazemos algo de bom, logo, pensamos, não tem ninguém vendo a minha boa ação.

(Efésios 2:8-9) – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”

Ninguém se glorie diante de Deus, dizendo: estou aqui porque eu fiz boas obras, aqui estão às notas fiscais das cestas básicas. O homem é petulante, e vai dizer para Deus: eu estou no céu porque eu mereço.

Cornélio tinha uma boa reputação e dava esmola, mas precisou receber Jesus como salvador, pois boa reputação e boas obras, não salva ninguém. 

II Loucura: confiar na religião V 6-8. 

Se tiver alguém que podia confiar na tradição religiosa, esse alguém era o apóstolo Paulo. 
Paulo preenchia todos os requisitos que um religioso precisava.

 Circuncidado ao oitavo dia: pois a circuncisão era um símbolo que pertencia ao povo de Deus.
Tribo de Benjamim: pois segundo William Bacley, a tribo de Benjamim era elite em Israel.
Hebreus dos hebreus: só um sangue puro podia dizer essa frase, mesmo nascido na civilização romana, na cidade de Tarso, e educado aos pés de Gamaliel.
Segundo a lei Fariseu: pois os fariseus, significava, separado, pois observavam todos os detalhes da lei.
Segundo o zelo, perseguidor (grego literal: caçador) da igreja:
Segundo a justiça que há na lei repreensivo:

Mas esse perigo de transformarmos o evangelho em uma religião:
  
Eu me lembro da conversão de um homem, já idoso, ele tinha olhos verde, bem alto, cabelo branco. Ele ouviu a palavra de Deus e entregou a sua vida a Jesus. No outro dia ele me procurou e disse, pastor preciso falar com você, quero saber agora quais são os meus deveres religiosos?
Respondi a ele: o evangelho é amar a Deus e ao próximo.

Quando transformamos o evangelho em deveres, vou à igreja cumprir um dever, fui de manhã e já cumpri o meu dever religioso.
Passamos a semana sem abrir a bíblia, sem orar, porque, já cumpri o meu dever no domingo.
Abrimos a bíblia, não como a palavra de Deus, mas como se fosse um jornal.
Se você amar a Deus, não será um dever, mas um prazer ir à igreja.
Quando amamos mais a Jesus do que o jogo do Corinthians, estaremos na igreja.
Quando amamos mais a Jesus do que o jogo do São Paulo, estaremos na igreja.
Quando amamos mais a Jesus do que o jogo da Ponte Preta, estaremos na igreja.
Quando amamos mais a Jesus do que o jogo do Guarani, estaremos na igreja.

(Isaías 29:13) – “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim...”

Você sabe qual a diferença entre o evangelho e a religião? A religião é pautada no dever e o evangelho no amor.

Porque tem tanta gente triste dentro das igrejas que vivem infelizes, e não vive uma vida abundante? Porque transformou o evangelho em uma religião.

 Tem uma igreja no Novo Testamento, que se transformou numa religião.

A igreja de Éfeso se transformou em uma religião, e Jesus disse: Eu sei das tuas obras, do teu trabalho, sofrimento, mas eu tenho uma coisa contra ti.

(Apocalipse 2:4-5) – “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.”

Volta ao evangelho, volta a amar a Deus e ao próximo.

Depois de alguns anos essa igreja deixou de existir na terceira geração. Por quê? Porque passou para seus filhos, não o evangelho, mas uma religião.

O que você tem passado para seus filhos?

III Loucura: colocar toda a sua confiança em Jesus V 7-9

Paulo começa esse versículo, salientando, que aquilo que ele considerava como ganho passou a considerar como perda. 

Quais são as perdas? Primeira: Paulo perdeu a sua reputação, pois aos olhos judeus era um traidor. Segunda: perda, ele perdeu os méritos religiosos que possuía.
Terceira: perda da família, amigos, posição social, pois era um homem culto.

Paulo perdeu tudo para ganhar o bem mais precioso da vida humana que é Jesus. 
Paulo perdeu tudo pela excelência do conhecimento do Senhor Jesus.
Paulo considerou tudo como lixo para ganhar a Cristo.

Achado Nele, não tendo justiça própria, mas a justiça que vem pela fé.

Eu me lembro de uma cena que aconteceu com Adão e Eva, os dois pecaram e perderam a inocência. Então, Deus mandou matar um animal e fez vestes para aquele casal. Assim também cremos em Jesus, Deus nos vestiu com vestes do sangue do Cordeiro de Deus.

Paulo nos disse que alcançamos a justiça de Deus através do nome de Jesus.

Quero contar uma história que aconteceu a uma semana antes do meu casamento, todos vocês sabem que tem alguns lugares que eles pedem um valor de entrada antes, como fotógrafo, filmagem e a pessoa da música. Tratei com eles que na sexta-feira daria o sinal. Na quinta-feira, iria receber o meu salário, chegando no dia, aconteceu um imprevisto e o salário não foi pago. Quinta à noite eu liguei para a Priscila e disse: não entrou o salário, então oramos. No outro dia tive uma idéia, a Priscila trabalhava na Yage, liguei para ela passar no banco, quem sabe alguém de Dracena não depositou, ela foi e a igreja tinha depositado o valor que nós precisávamos.
Quando olhamos para Jesus com fé, quando cremos no sacrifício de Jesus no calvário.
Deus deposita na nossa conta a justiça de Jesus, a nossa conta diante de Deus nunca ficará no saldo devedor.
Deus depositou na sua conta a justiça de Cristo.

É isso que Paulo está nos ensinando:

(Romanos 5:1) – “ TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;”

Sabe o que significa ser justificado? Deus nos declarou justo.
Os homens e o diabo continuam a nos acusar, mas maior é Deus que nos declarou justo, pois depositou em nossa conta a justiça de Cristo, pela fé.

Conclusão: havia dois ladrões ao lado de Jesus na cruz. Você já imaginou o saldo negativo na conta de um ladrão? Muito grande. Lucas nos conta que um dos ladrões faz uma declaração de fé em Jesus.

(Lucas 23:40-43) – “Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. - E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”

Declaração de fé no nome de Jesus, Deus depositou na conta dele a justiça de Jesus.  Somente pela fé podemos alcançar a justiça de Cristo.

Nilvo

Esse sermão foi pregado na Igreja Batista em Vila União.  




Nenhum comentário: