sexta-feira, 9 de março de 2012

Cada um age de acordo sua natureza (artigo)



Cada um, age de acordo com a sua natureza


E assim continuamos nossa estrada.... "O monge e os discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem o deixou cair novamente no rio. Foi então à margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos. Mestre deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão! O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: "Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha."


(Lucas 6:45) – “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.”

Observação: quando Jesus fala de coração, Ele não está pensando nesse pedaço de músculo do lado esquerdo do peito, do tamanho de um punho cerrado, mas da nossa mente, onde dá origem aos nossos pensamentos.

Jesus compara o coração (mente) do ser humano como um tesouro, pois no mundo antigo as coisas preciosas, eram guardadas em um tesouro. O nosso coração é o nosso tesouro, e as coisas preciosas são guardadas dentro dele. Em nossas conversas revelamos inconscientemente ou conscientemente aquilo que está guardado dentro do nosso tesouro que é o nosso coração.

Pois aquele que guarda imagens sexuais em seu coração, vai estar freqüentemente falando sobre sexo. Aquele que ama o dinheiro, a sua conversa vai girar em torno do dinheiro. Aquele que guarda mágoa ou ressentimento, as suas palavras revelarão um coração amargurado, agressivo e defensivo.

É possível conhecer o coração do ser humano? Cem por cento, não, mas boa parte é possível, como? Preste a atenção no que ele fala, pois a nossa fala revela muito do nosso coração. Do que ela ou ele mais fala, qual o centro da sua conversa.

Nossas ações revelam o que carregamos no coração, pois o homem é aquilo que pensa e fala.

Jesus ensinou que é do coração que vêm todas as más ações dos seres humanos.

(Marcos 7:20-23) – “E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque que do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios. Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem".

Todo pensamento do homem pode tornar-se em uma ação:

SEMEIA um desejo e recolherás uma ação.
SEMEIA uma ação e recolherás um hábito.
SEMEIA um hábito e recolherás um caráter.
SEMEIA um caráter e recolherás um destino.
(Autor desconhecido)
Mas Jesus veio ao mundo para transformar os nossos pensamentos pelo poder do evangelho.

(Romanos 12:2) – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

O evangelho antes de tudo transforma a nossa mente, pois o evangelho transforma o homem, Deus transforma a nossa mente e transformando a mente e conseqüentemente transforma o comportamento.

Concluo esse artigo, e lhe faço uma pergunta, você se parece com o monge ou o escorpião?

Você se sente um escorpião? Jesus veio ao mundo para nos transformar de escorpião em ovelhas do seu rebanho.

Nilvo

Um comentário:

Idelma Oliveira disse...

Infelizmente muitas vezes ainda sou escorpião,mas todas as manhãs tenho subjugado meus pensamentos e atitudes ao poder do E.S.
Um dia serei como o monge.
Abraços .