quarta-feira, 7 de março de 2012

Vencendo o medo (artigo)


Vencendo o medo 

Uma pesquisa que mapeou a freqüência de doenças mentais na Grande São Paulo mostra que os transtornos de ansiedade, como estresse pós-traumático, fobias e síndrome de pânico, lideram e estão presentes em 20% da população. ( MARIANA VERSOLATO Folha de São  Paulo)

Essa é a realidade da nossa sociedade. Interessante, que a questão que envolve não é nova, pois a bíblia trata sobre o medo que entrou no mundo a partir do cap. 03 do livro de Gênesis.

(Isaías 41:10) – “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Nesse período do profeta Isaías, profetizou, o povo de Israel estava diante de grande mudança, pois eles tinham que sair do cativeiro babilônico. Mas toda mudança causa medo:

Deus reafirma através do profeta Isaías:
 
(Isaías 41:13) – “Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.”

Deus promete conduzí-los a Jerusalém como o Pai conduz o seu filho pelas mãos.

Talvez você tenha que tomar alguma decisão, ou tenha que mudar alguma coisa em sua vida, ou tenha de mudar de profissão, etc.

Lembre-se que Deus deseja ti conduzir como pai ou como uma mãe que conduz o seu filho pela mão.

O tema central da bíblia é que Deus se preocupa conosco. Por isso a bíblia oferece esperança para aqueles que enfrentam as síndromes relacionadas ao medo.

Tenho visto pessoas serem curadas do medo, pois elas trocam o medo pela fé, pela confiança na palavra de Deus.

Vou contar uma experiência minha em aconselhamento bíblico.
Alguns anos atrás, uma senhora de oitenta e sete anos, foi até a igreja, em busca de aconselhamento, chegou e começou a relatar a sua história e disse: pastor eu já fui ao psicólogo, e ele diagnosticou que estou com depressão. Ela começou a contar a sua história, eu sou viúva, e moro com um filho, fico muito tempo sozinha, tenho medo de ficar sozinha, á noite eu não consigo dormir sozinha, pois tenho muito medo. Eu me lembro que foi uma conversa rápida com aquela senhora, expliquei que quando recebemos Jesus em nosso coração, passamos a ter um amigo para todas as horas e em todos os lugares. Depois de seis meses, eu a batizei, hoje ela está com 91 anos, e muito feliz. Por quê? Porque ganhou um amigo.Quem é esse amigo? Observe a promessa que Jesus fez:

(Mateus 28:20) – “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Não é de um homem, não é de uma cartomante, não é pai de santo, não é um guru, mas é Jesus o Senhor do céu e da terá e seu companheiro de todos os dias.

Você vira para mim e diz: amanhã tenho que passar por uma cirurgia, amanhã terei que acompanhar o meu marido em uma cirurgia de câncer. Deus também tem uma promessa para você.
(Salmos 23:4) – “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo...”
Bom, lembramos de que esse salmo é mais conhecido na bíblia (O Senhor é o meu pastor). Mas o versículo salienta que Deus não nos impede de que passemos pelo vale da sombra da morte. Então, qual a benção de confiarmos em Deus? Deus não nos impede de passar pelo vale da sombra da morte, mas pelo contrário passa conosco, por isso temos medo do vale, por quê? Deus passa conosco. Eu não sei qual o vale que você está passando ou irá passar, mas tenha a certeza que Deus passará com você, então, qual a razão para o medo?

Mas muitas pessoas sofrendo por causa do medo de macumba, feitiço, maldição, mau olhado, inveja, olho gordo. Quando Jesus é o Senhor da nossa vida, nenhum desse males tem poder sobre nós.

Há muito tempo atrás tinha no portão minha casa um saquinho de lixo não se sabe quem deixou, mas quando agachei para pegá-lo um dos meus vizinhos, gritou não pega, perguntei por quê? O Vizinho, respondeu: pode ser um feitiço. Eu respondi: mais forte está comigo que é Jesus.
(I João 4:4) – “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido (diabo); porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.”

Guarda esse versículo no seu coração, terá mais o que temer, apenas a Deus, por quê?  Porque mais forte é o que está com você!!!!!!

 Nilvo

Um comentário:

EUDES disse...

Quem tem o SR JESUS como unico Deus não tem medo