terça-feira, 13 de março de 2012

"Transforme o lugar onde você está”


 "Transforme o lugar  onde você está” (sermão)

Filipenses 1:12-20.

I Marca: visão V 12-14.

Paulo começa a relatar para a igreja as coisas que haviam acontecido, pois ele tinha sido preso há dois anos, mas o apóstolo tira os olhos de si mesmo e do seu sofrimento e coloca no progresso do evangelho.

Paulo olha para trás e vê as coisas que aconteceram e percebe que não aconteceu por acaso, mas o Deus soberano estava guiando a sua vida até aquele local. Ele vê o propósito de Deus em colocá-lo em uma prisão na cidade Roma.

Ele vê o presente como uma oportunidade para pregar o evangelho:

Esse termo “contribuiu”, significa: abrir um caminho, uma idéia que quando alguém entra numa mata virgem, com um machadinho na mão e vai abrindo o caminho. Paulo sabia que estava abrindo.

Paulo, não vê sua prisão como um castigo, não vê como uma punição, mas uma oportunidade para pregação do  evangelho.
Esse caminho que Paulo estava abrindo era em direção aos soldados: “guarda pretoriana”, de seis em seis horas  trocava o efetivo da guarda, ou seja, Paulo tinha contado no mínimo quatro soldados por dia.
Depois eles saiam e levavam o evangelho à casa do imperador César:(Filipenses 4:22) – “Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César.”

Surge no verso 13, uma pequena frase “e todos os demais”, a gente não sabe quem é talvez os demais prisioneiros.
Como servos do Senhor não cremos em coincidência, mas no plano soberano de Deus para as nossas vidas, conduzindo a nossa história.

Não sei como é o seu sentimento do seu coração, mas às vezes a gente se pergunta, porque é que estou nessa família? Porque me casei com essa pessoa? Porque, eu tenho esse homem como meu pai? Deus tem um plano especial para a sua família através de você.
Reconhecer que Deus ti colocou nessa família, com um propósito, você será o agente de transformação na sua família.

Talvez, você se pergunte: por que Deus me colocou nesse emprego?
Essa semana eu lia uma revista missionária, que tem um país está vivendo um avivamento. Sabe onde começou esse avivamento? No chão de uma metalúrgica, onde se  reuniam para orar. 
 Deus colocou você para trabalhar nessa empresa, porque ele quer usá-lo como um agente de transformação.
Procure alguém e comece a orar pelo seu trabalho, Deus vai começar a mexer na sua vida e na vida dos seus companheiros de trabalho.

Em todo o lugar onde você colocar os seus pés, é lugar de testemunhar da graça e do amor de Deus.

Testemunho de uma irmã:

Ela conta uma história muito bonita, que contraiu uma infecção em um dos dentes, ela ficou muito doente, teve de ficar internada por dez dias, e o médico ia duas vezes ao dia visitá-la, ela falava de Jesus para ele. No último dia de internação, ele trouxe a esposa para ouvir a mensagem. Em tudo, Deus tem um propósito, quando ela foi internada.  Qual era o propósito? Que aquele médico e sua esposa ouvissem do evangelho da graça de Deus.
(II Timóteo 2:9) – “Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.”

Essa semana eu ouvi o testemunho de uma senhora muito querida na igreja que amava o Senhor. Ela desenvolveu uma doença que foi paralisando os membros do seu corpo. Chegou um momento que paralisou quase que o corpo todo. Chegando próximo do seu aniversário, ela pediu um presente para igreja, era um telefone adaptado. Com a língua ela discava e com o microfone adaptado, dizia: eu sou da Igreja Batista e quero lhe dizer: Jesus te ama e quer te salvar. Assim aquela mulher pregava o evangelho, e assim ia transformando a vida e as famílias naquela região.
  
II Marca: não guarda magoa dos ofensores V 15- 18.

Paulo chega a Roma e já tinha uma igreja estabelecida, a mesma tinha sua liderança organizada e eles gozavam de certo privilégio. Mas com a chegada do apóstolo, não é bem vista, pois agora tem uma autoridade apostólica, é superior a eles.

Nessa cidade existiam dois grupos de pregadores:

O problema não era doutrinário, e sim a motivação do coração.
Primeiro grupo: são aqueles que pregavam as boas novas, de boa mente e por amor.

Segundo grupo: são aqueles que pregavam por inveja, discórdia, e isso aumentava o sofrimento do apóstolo.

Mas o que chama atenção é como Paulo reage à inveja e as discórdias.

No versículo 18, Paulo responde: vocês podem pregar o evangelho por discórdia, vocês podem pregar por inveja, vocês podem suscitar o sofrimento na minha prisão, mas o que vale, é que Cristo está sendo anunciado.
Porque ele se alegra com a pregação do evangelho, porque a coisa mais importante para o apóstolo não é a sua vida, mas o evangelho que está sendo pregado.
(Provérbios 4:23)“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Paulo protegeu o seu coração do ressentimento, por isso foi capaz de dar essa resposta, cheia de sabedoria, cheia de graça.

Assim é age o agente de transformação, isso me trás a memória a vida de Estevão.
O diácono Estevão prega um sermão maravilhoso, mas esse sermão desmascarou toda religiosidade dos Fariseus e Saduceus.
Mas eles ficaram tão furiosos que eles expulsaram esse diácono da cidade.
(Atos 7:58) – “E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.”
Esse homem foi apedrejado, você já viu chuva de granizo? Eu já, você também, agora imagina uma chuva de pedra, literalmente.

Olha a reposta que esse jovem servo de Deus dá aos agressores:

(Atos 7:59-60) – “E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”

Sabe por que ele dá essa resposta, cheia de graça e perdão? 

Porque as pedras atingiram o seu corpo, mas não atingiram o seu coração. Por isso ele foi capaz de perdoar como Jesus perdoou. Quero dizer uma coisa, você não tem como evitar que as pedradas da vida atinjam o seu corpo, mas tem como evitar que as pedradas da vida cheguem até seu coração.

Está vindo uma chuva de pedras sobre a sua vida? Uma chuva de acusação? De injustiça?  Guarde seu coração para que as pedras não cheguem até ele.

Porque a pessoa que é o agente de transformação, é capaz de perdoar o imperdoável. Porque carregam a graça de Deus  em seus corações que é mais forte do que as pedras atiradas pelos seus acusadores.

III Marca: a esperança V 19.

Paulo está diante do seu julgamento. Desse julgamento poderá sair a sua sentença de morte. Mas Paulo está cheio de esperança, que através das orações dos irmãos e do socorro do Espírito Santo que lhe concederá a sua libertação.

Mas o que mantém esse homem de pé? É a esperança.

Paulo dá um testemunho muito bonito sobre a esperança na carta aos Romanos. 

(Romanos 5:3-5) – “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz à paciência, E a perseverança a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”

Como Deus trabalha a esperança no nosso coração?

Primeiro vêm às tribulações e lutas, e a tribulação produz perseverança: nossos pés ficam firmes e nossos músculos da fé desenvolvidos, a perseverança produz experiência, pois já passei por tantas lutas, mais ganhei a experiência. A experiência me conduz a esperança de que o amor de Deus está derramado dentro do meu coração.

Deus usa as lutas do dia a dia, as circunstâncias que estamos envolvidos e até pessoas. Mas aquele que é o agente de transformação não deixa as provações, as lutas e as pessoas roubarem a esperança do seu coração.

Fico impressionado com Abraão, esse homem esperou trinta e cinco anos por uma promessa.

(Romanos 4:18-19) – “O qual, em esperança, creu contra a esperança,...E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.”

Fiquei tentando entender o que significa crer contra a esperança.

Você sabe o que significa o nome Abraão? “pai de muitas nações” Imagina, Sara chamando Abraão: pai de muitas nações, mas as pessoas olhavam e diziam: não tem um filho e ainda já é idoso. A esperança de Abraão era maior do que as evidências físicas e a sua volta. As pessoas a sua volta diziam: para você não tem jeito, mas Abraão dizia no seu coração, eu tenho a promessa de Deus e Ele é fiel para cumpri-la.

As evidências no seu casamento, na vida dos seus filhos, na vida financeira, luta contra a esperança? Diga a você mesmo: minha esperança está firmada na promessa de Jesus.

Abraão Lincoln foi um homem que teve uma dezena de derrotas antes de se tornar presidente dos Estados Unidos.Porque ele não parou diante de tantas derrotas? Porque ele não perdeu a esperança.Ele perdeu as eleições, mas não perdeu a esperança.Então pela graça de Deus você pode transformar o lugar onde está.

Gosto de ouvir o sermão de Martym Luther King: eu tenho um sonho.
"Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter." Quarenta anos depois seu sonho foi realizado e nos Estados Unidos teve seu primeiro Presidente negro.

Você como vai a esperança no seu coração?

Você ainda tem esperança?

Conclusão:
Talvez você tenha perdido a esperança em si mesmo, nos homens, na religião, mas ao final desse sermão você pode colocar toda a sua esperança em uma pessoa bendita e maravilhosa chamada Jesus, o filho do Deus.

Quero orar pelas pessoas que vão ler esse sermão. Pai celeste, eu sei há muita gente nessa terra, vivendo sem esperança, por isso não tem força para transformar o lugar onde estão. Mas eu peço ao seu Santo Espírito que abra os olhos daqueles que lerem esse sermão, para que vejam em Jesus à verdadeira esperança para o presente e futuro e  após a morte, o ressuscitaremos para estar com Ele para sempre. Em nome de Jesus amém.

Nilvo

Esse sermão foi pregado na Igreja Batista em Vila União.

Um comentário:

Idelma Oliveira disse...

Que o Senhor nos faça discipulos em todo o tempo!