sexta-feira, 16 de março de 2012

Os ladrões da alegria (Parte I)


Os ladrões da alegria  (sermão)


Filipenses 4:1-9

Porque eu não consigo desfrutar dessa vida abundante que Deus prometeu? O que é uma vida abundante? É uma vida cheia de paz e alegria.


 Porque existem dois ladrões da nossa alegria cristã.


I Ladrão: o desânimo V 1.


Paulo repete uma frase que ele já havia dito no capítulo 2:27 (ficai firmes).


Paulo devia ter recebido notícias de alguns irmãos que estavam desanimados e estavam voltando para trás.


Por que aqueles irmãos estavam enfrentando fortes oposições, mas quem estava por trás da oposição? O diabo.

Porque as pessoas voltam para trás? O Diabo trabalha em duas áreas da nossa vida.


Tem um texto nos evangelhos que disse que o diabo entrou em Judas, e eu ficava me perguntando, como? O diabo não entrou literalmente, mas semeou pensamentos.


Em primeiro lugar: ele começa a trabalhar na nossa mente, ele coloca maus pensamentos e semeia esses pensamentos, por exemplo: há aqueles irmãos que não gostam de mim, não me dão atenção.


Em segundo lugar: estou a tanto tempo servindo a Deus, as coisas não mudam e parece que fica pior.


Alguém contou uma ilustração muito interessante. Disse que um homem visitou o inferno e chegando lá, o diabo começou a mostrar algumas armas. Armas para destruir as famílias entre outras armas, mas tem uma aqui que eu não vou ti mostrar. O homem ficou muito curioso, insistiu muito com o diabo, então ele resolveu mostrar a arma, mas com uma condição, que você não conte a ninguém, sabe qual é essa arma? O desânimo.


Sabe por que o diabo quer que você volte para trás? Na carta aos Efésios, fala de uma batalha espiritual, e das proteções que os soldados têm. Tem espada, escudo, calçado, couraça, mas não tem nenhuma proteção para as costas.Se você voltar para trás, você ficará sem proteção. Porque na batalha espiritual não tem proteção para as costas do soldado.

O que temos que fazer então diante das lutas, dos maus pensamentos e da oposição?


(Efésios 6:10) – “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.”

Meu irmão e minha irmã a solução não é voltar para trás, mas fortalecei todos os dias no poder e na força do Senhor.


(Efésios 6:11) – “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

Revestir-vos da palavra de Deus para discernir a astúcia e as ciladas do diabo, pois a astúcia e a cilada do diabo (método) será para ti levar ao desânimo.


(Efésios 6:13-14) – “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;”

Porque todos nós enfrentamos o dia mal, Jesus enfrentou o Getsemani, o suor do seu rosto se transformou em gotas de sangue. Mas Jesus não voltou para trás.


Tiago nos ensina como vencer o diabo diariamente:


(Tiago 4:7) – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

Como nós resistimos ao diabo? Resistindo os maus pensamentos, os desejos da nossa carne, ao pecado.

Josué sofreu um trauma terrível, pois por mais de quarenta anos, carinhosamente vou usar esse termo: Moisés seu herói, mas um dia Moisés disse: vou ao monte falar com Deus, e nunca mais voltou. Pois Deus tomou Moisés para si. Josué, não teve a oportunidade de sepultar o seu amigo. Josué ficou muito triste, abatido com a morte de Moisés.Eu imagino Josué assentado de baixo de uma árvore, com a cabeça entre as pernas.

Em meio a essa dor, esse sentimento de abandono, surge à voz de Deus:

Deus fala: levanta-te (Josué 1:1) tenha bom ânimo (Josué 1:6), porque eu estou contigo (Josué 1:9).

Deus está dizendo a você levanta-te, tenha bom ânimo, porque eu sou contigo. Levanta-te no meio da dor, levanta-te do meio da depressão, levanta-te do meio da ansiedade. 

Saiba que eu sou Deus e estou contigo, em nome de Jesus.

II Ladrão: o ressentimento V 2-3.


O segundo ladrão da alegria e da vida abundante é o ressentimento.


Pois nessa igreja haviam duas irmãs, uma tinha uma desavença contra a outra.


Você já imaginou: duas irmãs que chegam para o culto, uma olha e vê a irmã fulana que está sentada no primeiro banco, então eu vou sentar no último banco.


Agora eu ti pergunto: como essas irmãs, Evódia e Síntique, (verso 2) podiam desfrutar da vida abundante que Jesus prometeu?


Porque a vida abundante que Jesus prometeu é uma vida de paz com Deus e paz com os homens.


Paulo usa um verbo muito forte (rogo), Paulo está implorando que aquelas duas irmãs se reconciliasse no Senhor e assim desfrutasse da vida abundante. Porque ele insiste tanto na reconciliação dessas duas irmãs? O ressentimento nos priva da graça de Deus no nosso coração.

(Hebreus 12:15) – “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”

O autor está nos exortando, porque se a amargura entrar no nosso coração perdemos as bênçãos espirituais.


Conheço uma pessoa que guardou magoas e ressentimento há muito tempo, guardou durante trinta anos uma magoa do seu pai.


Quantos casamentos estão quebrados por falta de reconciliação e perdão.Quantas pessoas carregam no coração uma magoa no coração, contras os seus pais. Entre amigos há magoas não declaradas, mas que são ocultadas no coração que só a pessoa sabe.

O apelo de Paulo é pela reconciliação entre essas duas irmãs.


Agora ele se dirige ao pacificador: Clemente para que promova reconciliação entre essas duas irmãs.


Você sabe de algum caso dessa natureza?


Jesus tem uma palavra para você:


(Mateus 5:9) – “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;”

O que é um pacificador? Aquele que leva a paz onde há desavença.


Você e eu, precisamos levar a paz onde há  guerra. Quando falamos em guerra, logo pensamos no  Iraque, mas temos guerra nos lares, temos guerra nos relacionamentos.

Lembro-me de uma situação em que fiquei muito irado com uma pessoa, uma irmã muito simples, mas cheia do Espírito Santo. Ela disse Nilvo, você lembra-se do apóstolo Tiago, escreveu? Eu disse não.

(Tiago 1:20) – “Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.”

 Ela usou a palavra de Deus para pacificar o meu coração.


Concluo: esse sermão com essa historia:


Um General no século dezoito levou a tropa para uma batalha, e no século 18, as pontes eram de madeira. Depois a tropa passou sobre a ponte. E o general queimou a ponte e o soldado perguntou: como vamos voltar? O General respondeu: porque agora não tem mais volta.

Você entregou a sua vida a Jesus, então não tem mais volta. Fique firme e caminhe para a frente. 

Nilvo

Esse sermão foi pregado na Igreja Batista em Vila União   


Um comentário:

Idelma Oliveira disse...

Louvado seja o nosso Deus por sua instrução,exortação e amor!!!Ainda bem que as pontes que atravessei foram queimadas e ja não é possivel voltar!
Ontem no culto de mulheres foi pregado sobre as janelas da alma por onde permitimos a entrada das setas inflamadas do diabo e hj leio esse sermão maravilhoso,Deus me ama!!!Aleluia!!
Um grande abraço pastor e obrigada por ser servo e instrumento do Deus altíssimo!