quarta-feira, 21 de março de 2012

“Os remédios de Deus para a ansiedade.”


“Os remédios de Deus para a ansiedade.”
(Sermão)

Filipenses 4:1-9

Introdução:
Um estudo feito pelo jornal folha de São Paulo: A ansiedade é o transtorno mais comum na grande São Paulo.
Uma pesquisa que mapeou a freqüência de doenças mentais na grande São Paulo mostra que os transtornos de ansiedade, como estresse pós-traumático, fobias e síndrome do pânico, lideram e estão presentes em 20% da população. Depois vêm os transtornos de humor, como depressão (11%), de controle de impulsos (4,3%) e por consumo de drogas (3,6%). Autora: MARIANA VERSOLATO

Os transtornos não são nada novos, pois a igreja de Filipos há 2000 anos atrás já os enfrentava, eles estavam muito preocupados com as perseguições que estavam enfrentando, por isso estavam perdendo a alegria cristã. Agora o apóstolo Paulo dá uma ordem aos irmãos, dizendo: “Alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos” versículo 04.
Essa frase só faz sentido, se for dita para alguém que está triste, desanimado, emocionalmente abalado, angustiado e principalmente ansioso. 
 
Então o que é a ansiedade? É uma mente dividida, entre crer e a incredulidade.  Você já brincou da brincadeira de cabo de guerra, imaginamos um grupo de dez pessoas, dividido em dois grupos de cinco com uma corda, e cada grupo puxa cada um em uma ponta, o mais forte, vence.

Assim é a ansiedade: uma voz que fala creia no poder do nosso Deus, pois Ele é poderoso para cumprir as suas promessas. Mas do outro lado surge uma voz da incredulidade: nem Deus muda esse homem, nem Deus muda essa situação, essa a voz da incredulidade.Mas qual dessas duas vozes tem dominado o seu coração? Qual das duas vozes tem dominado o seu coração? Então, você torna-se servo dela.

Quando a ansiedade se instala no nosso coração, passamos a desenvolver uma doença que chamamos de “psicossomático.”
Psico: mente.
Soma: corpo.
A junção dessas duas palavras deu origem a palavra: psicossomático.
Todas as cargas emocionais que temos, são descarregadas no corpo. Um exemplo: para que serve aquele fio terra que você tem no chuveiro da sua casa? Qualquer carga elétrica acima do necessário é descarregada naquele fio e o fio descarrega na terra. O chamado de fio terra.Nosso corpo funciona como um fio terra das emoções geradas na mente. Dão origem as doenças: gastrite, doenças de pele, inflamações pelo corpo, etc.

Exemplo: Quando eu tenho fortes emoções, seja positiva ou negativa, no outro dia aparece uma mancha branca e coceira pelo corpo, passo então uma pomada contra coceira, mas ela muda de lugar, saindo em outra parte do meu corpo. A pomada não resolve, eu tenho que cuidar das minhas emoções e stress.  

Jesus proibiu a ansiedade:
(Mateus 6:25) – “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir...”
Porque Jesus proibiu a ansiedade? Estamos duvidando do cuidado e da provisão do Senhor para a nossa vida, ansiedade é pecado.

Alguém com muita propriedade disse: “quando a fé cresce, a ansiedade diminui, e quando a ansiedade cresce, a fé diminuiu”.  

Jesus não somente proibiu a ansiedade, mas Ele pela sua graça e misericórdia providenciou os remédios para eu e você vencermos a ansiedade.
Os remédios de Deus para a ansiedade são:

I Remédio: a adoração V 6.

Esse versículo tem uma palavra que foi traduzida da língua grega para a língua portuguesa de maneira imprecisa. A palavra oração deve ser traduzida como adoração.

Quando por exemplo entramos na presença do Senhor e começamos a adorá-lo.

O Apóstolo Pedro traz a nossa mente um quadro muito bonito:
(I Pedro 5:6) – “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;”
Que quadro é esse? Sou eu e você de joelhos diante do Senhor nosso Deus todo poderoso, Ele colocando as suas mãos poderosas sobre a nossa cabeça.

O que é a adoração? É reconhecer a grandeza e o poder de Deus sobre as nossas vidas.

Muito interessante a oração feita pelo povo no Antigo Testamento.Eles começam a oração assim: Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó. Eles estavam adorando o Deus da história, o Senhor da história. E não somente da história da humanidade, mas da minha e da sua história.

Fico, pensando na criação deste mundo, tudo isso foi criado pelo poder da palavra de Deus. (Gênesis 1:1). Você sabia que a terra está firmada sobre o nada? Todavia, está firmada sobre o nada para os cientistas. Mas para nós a terra está firmada sobre as mãos do nosso Deus.

Agora, Deus sustenta este universo, mas não tem poder para solucionar os seus problemas? Ele não é poderoso para suprir as suas necessidades? Não é poderoso para fazer um milagre na vida do seu filho? O libertando das drogas, do crak?

Adoramos a Deus pelos feitos na história os milagres, as manifestações do poder de Deus.

Todas às vezes que dobro os meus joelhos e começo a adorá-lo, nasce uma certeza no coração, baseado nesse versículo.(Efésios 3:20) – “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”

É esse Deus que nós servimos e adoramos como Senhor.

II Remédio: ações de graças V 6.

Tem uma coisa que eu admiro em uma pessoa é a capacidade de agradecer. Mas estamos vivendo em uma sociedade em que palavra (obrigado), parece ter sumido do vocabulário popular.

Esse comportamento social atingiu o campo da fé, pois é raro ouvirmos uma oração cheia de gratidão. 

Talvez agora você me faça a seguinte pergunta: Nilvo, pelo que devo agradecer? Só pelas coisas boas?Eu respondo essa pergunta com um versículo bíblico: (I Tessalonicenses 5:18) – “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Por que eu agradeço tanto pelas coisas boas como as ruins? Por que quando ando na direção do Senhor nosso Deus, reconheço a soberania Dele, não existem mais coisas boas ou ruins? Porque todas as coisas: sejam boas, ou ruins, estão trabalhando conjuntamente para o meu bem. (Romanos 8:28)- “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Por isso mesmo no meio da tragédia, da dor, da angústia, da injustiça, eu posso louvar a Deus, dando glória a Ele. Qual é o momento que você está vivendo? Mas eu sei que tudo está contribuindo para o seu bem. Talvez agora você não consiga ver, perceber, sentir, nem entender, mas em algum momento da sua vida, você vai perceber como esse momento, está contribuindo para desenvolver o caráter e a bondade de Cristo no seu coração.

Agora, dê um glória a Deus, em voz alta, por tudo o que está acontecendo em sua vida, em nome de Jesus.

Agora eu pergunto, quanto tempo da sua oração, você passa agradecendo?

Quanto tempo do seu dia você passa agradecendo a Deus?

Às vezes estamos tão angustiados, tão preocupados que vamos para os pedidos e nos esquecemos de adorar e agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito por nós.

III Remédio: que a petição seja conhecida diante de Deus V 6.

Paulo está orientando aqueles irmãos a colocar as suas preocupações diante de Deus.

Mas algumas pessoas pensam que não podem pedir, mas só agradecer, elas estão 50% por cento certas, por quê? Jesus ensinou que devemos pedir para o nosso Pai celeste.
(Lucas 11:9-10) – “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.”
Jesus nos incentivou e também aos seus discípulos a colocar toda a sua preocupação diante de Deus.
(Mateus 6:11) – “O pão nosso de cada dia nos dá hoje;”
Jesus ensinou na oração do Pai Nosso: a colocarmos as nossas necessidades diante Dele, pois Deus é o nosso pai e tem prazer em suprir as nossas necessidades.

O apóstolo Pedro também orientou as suas ovelhas a pedirem:
(I Pedro 5:7) – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
Lance sobre Jesus todas as suas preocupações, abra o seu coração, fale com Ele, diga tudo o que vai dentro da sua alma. Conte para Ele tudo o que passa pelo seu coração.

Sabe qual o resultado da adoração, ações de graças e de apresentar os pedidos diante de Deus?
 A paz de Deus que excede todo o entendimento enche o nosso coração.

O que é a paz? Não é ter todos os pedidos atendidos, não é ter tudo o que queremos, mas é a certeza que Deus está cuidando de todas as minhas necessidades.

A paz de Deus excede todo entendimento V 7:
 Todavia, as pessoas que estão a sua volta, não entenderam como você consegue sentir a paz em meio ao mar de problemas.

Eu fui pastor de uma mulher que teve câncer de mama, mas o câncer se espalhou pelo corpo, ela precisou tirar os dois seios e seu corpo e vários órgãos do seu corpo foram mutilados. Mas as pessoas iam visita-lá e não conseguia entender como aquela mulher conseguia ter paz naquela situação. As pessoas iam para consola - lá e saiam consolados.

Sabe por que as pessoas não conseguiam entender a sua paz? A paz de Deus que excede todo o entendimento humano.

Paulo usa um termo militar: guardar proteção (estabelecer guarda sobre).

Pois a paz de Deus guarda a nossa mente, protege o nosso coração e equilibra as nossas emoções.

Conclusão: Qual a maior necessidade do seu coração? O que tira a sua paz? O que causa mais ansiedade? Quero desafiar você, a colocar diante de Deus agora em oração.

Vamos orar: “Pai celeste, as pessoas que lerem esse sermão, e que estão colocando as suas preocupações diante do Senhor agora. Pai através do seu Filho e no poder do Espírito Santo enche de paz os seus corações, pois eles são filhinhos queridos. E os convence de que o Senhor está cuidando deles, em nome de Jesus amém.”
Nilvo
Esse sermão foi pregado na Igreja Batista em Vila União

Um comentário:

Idelma Oliveira disse...

Como sempre a leitura de seu blog me traz edificação.Na semana passada tive um dia de grande tribulação e dor,e com isso a paz que eu estava foi abalada!E passei novamente a implorar ao SENHOR ajuda para depositar nELE minha ansiedade e preocupação.Tenho cada dia mais experimentado ter de volta a paz e descanso nELE!Aleluia!!
Mas conto com a ajuda preciosa do E.S.,sem ele eu sou incapaz....Abçs...