sexta-feira, 2 de março de 2012

“Perdão: antes de tudo, uma opção pela vida.” (artigo)


Perdão: antes de tudo, uma opção pela vida.

(Efésios 4:32)- “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

A Bíblia pode ser definida como um livro de relacionamentos, ou seja, relacionamento com Deus e com o próximo.

Depois, que o homem pecou em Gênesis cap.03, o homem entrou em crise consigo mesmo, com Deus e com o seu próximo. Isso fica evidente no capítulo 04 de Gênesis, Caim matou a Abel, o seu irmão.

Diante do conflito humano, surgiu a necessidade do perdão. O perdão funciona como uma solda, quando algo se quebra, levamos para soldar. O perdão solda algo quebrado entre duas ou mais pessoas.

Vemos famílias quebradas por causa da ausência do perdão.
Casamentos quebrados pela falta do perdão.

Quem mais sofre com falta do perdão, o ofensor ou o ofendido?
Certamente o ofendido. Por que o que é o perdão? O perdão é deixar o outro ir, é soltar, mas enquanto não perdoamos, mantemos o outro preso a nós.

Wesley, um pregador inglês, disse: certa vez chegou um general cheio de altivez e disse: Wesley eu não perdôo ninguém. Wesley respondeu: Tudo bem, mas lembre-se de que você também pode errar, porque se errar não terá perdão.

Quem não perdoa, não pode errar, porque Jesus disse algo muito sério na oração do Pai nosso:

(Mateus 6:12) – “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;” Você pode fazer essa oração: “Senhor me perdoe como tenho perdoado o meu semelhante.”

(Mateus 6:14-15) – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”
Recusamos a perdoar o nosso próximo, mas não estamos fazendo mal ao nosso o ofensor, mas a si mesmo.

Acontecerá com você o mesmo que acontece com o escorpião:
Primeiro o escorpião começa a dar ferroada em todo o mundo, assim é a pessoa que nega o perdão, fica amargurada, agressiva, ansiosa, pois a grande parte das doenças emocionais, passa pela via da ausência do perdão.  
Depois, o escorpião morre com seu próprio veneno, assim é a pessoa que recusa a perdoar. Ela está se punindo, se destruindo.

Mas quero terminar esse texto: mostrando a cura que advêm do perdão, como o versículo bíblico que coloquei no início desse artigo: Não existe um momento que mais  parecemos com Jesus, que quando perdoamos o nosso ofensor.
Quero terminar esse artigo, dizendo: a vida é como uma roda gigante, hoje, você está lá em cima e amanhã estará lá em baixo.

Hoje, você é o ofendido e amanhã, você será ofensor, e como quer ser tratado?

O perdão, antes de tudo é uma opção pela vida.

 Nilvo



Nenhum comentário: